Aquele aumento repentino na conta de luz pode ser uma sobrecarga na rede elétrica, e indica que talvez seja a hora de fazer uma revisão das instalações da sua casa. Para te ajudar com essa tarefa, preparamos uma lista com os principais pontos que você precisa entender sobre o assunto. Confira agora!
O primeiro passo é entender para que serve a revisão da instalação elétrica. Com o tempo, os fios e cabos vão se desgastando. Por esse motivo, os circuitos podem superaquecer e reduzir a capacidade de condução da eletricidade.
É preciso ter cuidado, pois as consequências desse superaquecimento podem ir desde o consumo excessivo de energia, até um curto circuito — que é capaz de causar um princípio de incêndio, por exemplo.
Outro ponto que a revisão da instalação elétrica considerará é se a rede ainda suporta o consumo da residência. Imagine uma casa projetada há 10 anos: com certeza ela utilizava menos eletrodomésticos do que atualmente. Circuitos mal dimensionados, também passam a trabalhar sobrecarregados. O resultado? Aumento na conta de energia e uma ameaça à segurança do lar.
Agora, ao saber da importância de uma revisão, qual o momento certo para fazê-la?
Se sua casa é nova, você pode esperar até 10 anos para fazer a primeira revisão. É claro, caso não aconteça nenhum imprevisto que danifique sua rede ao longo desse tempo. Após essa primeira revisão, o aconselhável é que, a cada cinco ou seis anos, seja feita uma nova. Esse é o tempo indicado para que os componentes não envelheçam demais e também para que a rede sobrecarregue.
Se você está planejando Reformar a Casa, pode programar a revisão da instalação elétrica para o mesmo período. Mesmo com esse planejamento, é importante sempre acompanhar o consumo de energia de seu imóvel. Isso é possível por meio do registro histórico da conta de luz.
Se você perceber que, sem motivo aparente, seu consumo subir demais, a instalação pode estar com algum problema e precisará de uma revisão. Lembre-se que nem sempre os problemas são visíveis, por isso, não espere algo mais grave acontecer. A segurança é sempre mais importante.
A economia que uma revisão da instalação elétrica trará pode variar entre 10% e 40%. Ela dependerá muito das condições da fiação e, quanto mais desgastada estiver, maior será o resultado positivo com a sua revitalização.
Um exemplo simples, mas que pode gerar grande economia, é a troca das lâmpadas incandescentes pelas de LED. Essa atitude pode resultar em 30% a menos de consumo. Procure sempre exercer a economia inteligente. Muitos, ao tentar gastar menos, acabam por comprar materiais mais baratos. Esta nem sempre é a melhor escolha.
Os equipamentos utilizados devem ser de qualidade para garantir o bom funcionamento da instalação. Componentes de segunda mão, por exemplo, podem aumentar ainda mais o consumo de energia. A maior economia pode estar em prevenir que sua instalação elétrica venha a causar prejuízos por falta de revisão, ou, pior ainda, algum acidente que comprometa a segurança de sua família.
E não esqueça: sempre contrate um bom profissional para fazer a revisão de sua instalação elétrica. Ele é a pessoa capacitada para trabalhar com segurança e também para escolher os melhores componentes de sua instalação.
Agora que você já sabe como revisar as instalações elétricas é importante e pode fazer a diferença na economia da conta de luz, queremos saber: você tem o costume de fazer revisões na sua casa? Conte sua experiência nos comentários abaixo!
© 2018 Sollus. Todos os direitos reservados.
Fale com um de nossos consultores
(48) 99939-0798 FLORIANÓPOLIS
E-mail: atendimento@sollussc.com.br
Endereço: Rua Delminda Silveira, 827 / Florianópolis