Como começar a construção de uma casa. Dicas para leigos

Compra e preparação do terreno, elaboração do projeto de construção junto a um arquiteto ou engenheiro, documentação na prefeitura e contratação de mão de obra para começar a obra.

A construção de uma casa é um processo complexo, especialmente para os leigos no assunto, que invariavelmente se deparam com situações inesperadas. Mas como tudo na vida, temos de “começar pelo começo”, assim, pretendo oferecer abaixo algumas dicas de Omo iniciar a construção de uma casa ou quais os passos necessários para dar início ao projeto.

Minhas dicas serão baseadas em minha experiência com a construção de duas casa, reforma de uma e uma tentativa frustrada de construir em um terreno que tinha. Portanto, apesar de ter outras dicas também, mas creio que os itens abaixo devam ser considerados.

Terreno

 

A primeira coisa a considerar é o terreno, ele é uma espécie de norteador do projeto de construção da casa, já que suas características como tamanho, desnível, proporções, localização, tipo de solo, entre outros são fundamentais para a análise do que poderá ser feito e como isto deverá ser feito. Se você já tem o terreno essa análise deverá ser feita a partir dele, se não tem é necessário ficar de olho em tudo isso no momento da compra.

Outro aspecto importante é a preparação do terreno como a terraplenagem visando nivelar o solo para iniciar a construção. Há casos em que há a necessidade de tirar terra e em outros fazer o aterramento.

Esta tarefa pode ser realizada mesmo antes de iniciar o projeto da casa em si ou pode ser parte do projeto.

Um detalhe muito importante sobre o nivelamento do terreno é que seja lá qual for o desnível dele, a construção precisa ser feita com pelo menos 50 centímetros acima do nível da guia da rua. Isto é necessário para permitir o escoamento da água pelas via pluviais e evitar que a água da rua, inclusive, venha a invadir o terreno e o espaço da sua casa.

Revisão do terreno:

  • Tamanho
  • Desnível
  • Nivelamento / aterramento
  • Localização
  • Tipo de solo
  • Altura do nível em relação a rua

Projeto

 

O projeto é a etapa onde você deverá esboçar o desenho da casa, considerando a quantidade de cômodos desejado, os pavimentos, etc. Feito isso você deve contratar um arquiteto que irá elaborar o projeto como um todo levando em consideração o esboço onde você descreve suas necessidades. Detalhe: muitos arquitetos podem não gostar muito de você fazer um esboço do desenho da casa, mas eu acredito que isso pode ajudar a você transmitir em forma de desenho as suas necessidades.

Arquiteto ou engenheiro? Na verdade você vai precisar dos dois.

O recomendado é você contratar um arquiteto que cuidará de todo o projeto e encaminhará para o engenheiro a parte de compete a este.

  • Parte elétrica: localização e quantidade de tomadas, interruptores, lâmpadas, tomadas 110 e 220, localização de ar condicionado, entre outros.
  • Parte hidráulica: Canos, localização na parede e no chão, posição de chuveiros, vaso sanitário, pias, lavanderia e outros. Também considera-se o escoamento da água, esgoto e outros.
  • Estética: Parte visual do imóveis com detalhes e formas arquitetônicas.
  • Planta baixa: divisão do espaço, cômodos, medidas e outros
  • Térmica e acústica: Posição dos quartos em relação ao sol e em relação à rua, entre outros.
  • Entre outros recursos

Documentação

 

A documentação necessária envolve a escritura e o registro do terreno, caso você não a tenha ainda.

Depois o próprio arquiteto ou o engenheiro irá providenciar junto a prefeitura a autorização para a construção.

Mediante a análise do projeto e posteriormente após o término da obra o habite-se, que é uma autorização para ocupação do imóvel.

Normalmente a documentação é a seguinte:

  • Matrícula do imóvel. Deve ser requerida no cartório de registro de imóveis. Como não existe a construção, a matrícula é do terreno. Este documento é necessário para dar entrada no projeto da construção junto a prefeitura, por exemplo;
  • O projeto devidamente acordado com o arquiteto é submetido à prefeitura para aprovação e expedição do alvará de construção. Cada prefeitura tem seus prazos e procedimentos. Nas cidades onde há plano diretor, o projeto normalmente é analisado levando em conta o que determina o plano diretor;
  • Expedido o alvará, você executa a construção da obra conforme determinado no projeto. Este documento é na verdade uma autorização da prefeitura para você fazer a obra. Ele indica que o seu projeto está aprovado e de acordo com as leis municipais para este fim;
  • Após concluído a obra é necessário obter mais documentação. Desta vez é o  Habite-se que uma autorização da prefeitura para ocupação da casa recém construída.

Mão de obra

 

Terreno ok, projeto ok, documentação ok, então é hora de colocar a mão na massa, ou melhor, contratar alguém para fazer isso. A mão de obra necessária para a construção dependerá do projeto, ou seja, você poderá contratar um construtor particular, também conhecido como pedreiro ou uma empresa construtora. Geralmente o primeiro caso é mais indicado para obras pequenas como casas simples, as construtoras cobram mais caro, mas conseguem executar a obra de maneira mais rápida e com gerenciamento total da construção.

Há basicamente três tipos de contratação de mão de obra

  • Por dia. Neste caso você paga por dia o pedreiro e administra toda a construção. É um método recomendado apenas para pequenas obras ou quando você não tem dinheiro para fazer tudo de uma única vez. Foram isso não é a melhor opção.
  • Por etapa. Neste caso você contrata o pedreiro ou empreiteiro para fazer cada etapa individualmente, inclusive com a possibilidade de contratar pessoas diferentes para etapas diferentes. Por exemplo: um pedreiro para fazer a alvenaria, um carpinteiro para fazer o telhado, um eletricista para fazer a parte elétrica, em encanador para fazer a parte hidráulica e assim por diante.
  • Este é um método interessante, mas precisa ser bem administrado e requer mais dedicação sua na contratação, acompanhamento e interação entre as equipes de trabalho.
  • Obra fechada. Existe os empreiteiros que pegam a obra inteira para fazer, excluindo apenas algumas, como pintura e parte elétrica, por exemplo.

Existe ainda a opção de você mesmo fazer a sua casa, isto, quando você tem alguma noção de construção. Há muita gente que faz isso e a vantagem é a economia com mão de obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp WhatsApp