Vantagens de construir sua própria casa

 

Construir sua casa própria ou comprar uma casa pronta, o que é mais vantajoso?

Certamente, não há uma resposta perfeita para essa questão tão subjetiva, que varia de acordo com os desejos e as necessidades de cada um. O importante é considerar os prós e os contras das opções e decidir o que pesa mais para a sua família. Porém, há um ponto muito importante que faz com que muita gente prefira construir: os custos são mais baixos, ou seja, é um negócio muito mais lucrativo! Mas essa é apenas uma das vantagens para quem opta por comprar um lote e construir sua casa.

 

1. Projeto perfeito

Encontrar um imóvel pronto que tenha absolutamente tudo que você considera necessário, como disposição e tamanho dos ambientes; número de salas, suítes, banheiros, vagas de garagem etc.; é tão difícil quanto ganhar na loteria. Comprar uma casa pronta, muitas vezes significa abrir mão de alguns desejos.

Com uma equipe de arquitetos, engenheiros e pedreiros, o projeto ideal para suas necessidades pode ser posto em prática.

Pois é possível adaptar a construção aos anseios da sua família.

Contar com o apoio de bons profissionais da construção civil otimiza o processo da obra e reduz os custos.

 

2. Personalização e garantia dos detalhes

Além do tamanho, quantidade e disposição dos cômodos, já citados acima, poder escolher cada detalhe do lugar onde sua família vai viver por muitos anos aumenta a sensação de bem-estar e a qualidade de vida.

Escolher pisos, revestimentos, cores de parede, louças e metais antes de iniciar a obra poupa você dos incômodos de possíveis reformas.

A vida útil dos itens novos, a certeza da procedência e da qualidade, e a garantia desses produtos deixam você tranquilo quanto à necessidade de reparos e ainda valorizam a construção.

 

3. Tecnologia e sustentabilidade

As técnicas arquitetônicas evoluem em curto espaço de tempo, assim como a tecnologia dos materiais de construção.

Assim, uma casa construída hoje pode ter muitos elementos tecnológicos que conferem conforto, segurança e sustentabilidade que eram impensáveis há uma década, por exemplo.

A construção de casas sustentáveis é uma tendência que vem sendo adotada por todas as classes sociais.

Materiais reaproveitados, isolamento térmico, aproveitamento da iluminação natural, reúso de água, aquecimento solar etc.

São alguns exemplos que custavam muito caro há algumas décadas, mas hoje são bastante acessíveis e que,

Além de diminuir a emissão de gases poluentes e resíduos, preservando o meio ambiente, ainda geram economia.

 

4. Menor custo

Fator determinante para a maioria compradores, o custo do imóvel também é inferior quando se opta pela construção da casa própria. Embora pareça muito caro começar a construir uma casa “do zero”, contratar uma boa equipe de profissionais (uma empreiteira pode significar 10% de descontos em compras de materiais de construção por pessoa jurídica) e comprar materiais de construção e acabamento, uma obra finalizada custa em torno de 30% menos que adquirir um imóvel pronto!

 

5. Maior valorização

Quem constrói uma casa para morar, normalmente não o faz pensando em vender o imóvel.

A ideia geral é ter um lar, uma casa que seja referência para seus filhos, sua família e amigos.

No entanto, às vezes é preciso se desfazer do imóvel, e aí temos mais uma vantagem da construção da casa própria: maior valorização do imóvel.

A margem de lucro de um imóvel construído é muito maior! Alguns empreendedores que constroem casas exclusivamente para a venda chegam a lucrar 50%  com a venda do imóvel pronto.

  

UMA DESVANTAGEM

O maior “contra” para quem pretende construir uma casa seja o tempo da construção.

Muitas vezes, é preciso ter paciência com imprevistos e intempéries a que uma obra está sujeita, e nem sempre é possível esperar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp WhatsApp